sábado, 10 de setembro de 2011

O Martelo de Kingoodie

Sir David Brewster foi um grande cientista e inventor, reconhecido por ganhar diversas medalhas por sua contribuição à ciência inglesa da época. No ano de 1844, Brewster estava numa pesquisa na região de Kingoodie, Escócia, local esse muito conhecido por paleontólogos por existir diversos vestígios fósseis. Numa escavação a procura de fósseis foi quando Brewster fez uma misteriosa descoberta, que até hoje segue sem uma explicação que consiga responder a todas suas perguntas. Ele descobriu uma placa de arenito, onde havia uma espécie de ferramenta ali incrustada, o que parece ser um martelo primitivo.




















Imediatamente, esse objecto fora levado para análise, porém os métodos de investigação e análise da época ainda eram muito limitados, aonde chegaram à conclusão que essa ferramenta era da Idade da Pedra. Porém, no ano de 1985, uma nova análise, feita pelo Dr. A. W. Medd, do Centro Britânico de Pesquisas Geológicas, revelou aquilo que seria seu maior mistério, as análises mostraram que esse objecto datava do período Devoniano, entre 360 a 410 milhões de anos atrás, período esse, anterior até aos próprios dinossauros, a Terra era habitada por pequenos vertebrados marinhos e sua flora ainda era muito primitiva. O que leva a perguntar, quem criou esse objecto?



Bom, se você leu até aqui, você adquiriu toda a informação disponível encontrada na internet, o que me deixa muito intrigado, ninguém deu a atenção devida a esse achado, existem muitas perguntas a serem respondidas e não houve nenhuma pesquisa, o próprio objecto é desconhecido por grande parte das pessoas, mas por quê? Veja, esse objecto, simplesmente põe em xeque toda a ciência contemporânea, a Teoria de Darwin vai pro espaço! A ideia de ter existido uma espécie inteligente capaz de criar ferramentas milhões de anos atrás é impressionante e mais impressionante é a falta de interesse pelos cientistas. Num livro chamado “Arqueologia Proibida”, seus autores afirmam que todas as teorias estão erradas, mostram diversos achados inexplicáveis de milhões de anos, onde a ciência não se importa e ainda ridiculariza essas descobertas! Seus autores afirmam, que todas as descobertas misteriosas ou inexplicáveis são novamente “encobertas” para não questionar essas já aceitas pela comunidade científica.

Quando vi essa notícia pela primeira vez me vieram um monte de perguntas que não foram respondidas pela comunidade científica, o que fiz foi pesquisar visando diminuir minha curiosidade sobre esse objecto, onde postarei algumas informações que eu adquiri e questionar algumas hipóteses.





















Uma das primeiras perguntas que me vieram à mente foi justamente acerca da primeira afirmação dada antes de uma análise moderna, de que essa ferramenta primitiva seria da Idade da Pedra. Uma simples observação, baseada pelas fotos disponíveis, nota-se que a ferramenta é composta por um cabo de madeira e a cabeça de algum tipo de metal, possivelmente ferro (não existem detalhes na internet sobre sua composição), portanto quem quer que tenha criado essa ferramenta já tinha noções de metalurgia, aplicando técnicas de fundição para criar a cabeça do martelo. Portanto, a ideia de que essa ferramenta poderia ser da Idade da Pedra simplesmente beira o absurdo, já que os humanos que viveram nessa época ainda não tinham desenvolvido essa técnica.




















Uma segunda questão seria sobre a idade do objecto, pesquisei alguns métodos usados para analisar a idade de algum objecto, descobri que o famoso teste de Carbono 14, tem uma limitação de até 60 mil anos, já que após essa idade os resultados passariam a ser inconclusivos. Actualmente existem outras formas para datar um objecto mais antigo, como o caso do Teste do Potássio 40, que pode alcançar a casa de biliões de anos, mas também não são 100% conclusivo e muito cientistas não aceitam seus resultados. Outra curiosidade é que a maioria desses testes são feitos com uma base orgânica, ou seja, o material a ser testado deve ter vivido, como seria o caso do cabo da ferramenta, que teria vivido e absorvido carbono no decorrer de sua existência como árvore. Outra observação é que o teste utilizado fora feito na placa de arenito onde está presa a ferramenta e não directamente sobre ela.

Sobre a afirmação feita acima, muitos cientistas divergem sobre isso, uma vez que há também a possibilidade do objecto ser da mesma época da placa, já que como fora encontrada enterrada, há a hipótese de que o martelo fora perdido na mesma época e com o passar dos anos, da erosão, chuva e etc., a natureza tratou de enterrar normalmente, como é o caso dos fosseis de dinossauros e outras peças arqueológicas.

Uma terceira questão seria que com o tempo decorrido, esse martelo não teria sido decomposto pela natureza? Todas as pesquisas me levaram a um mesmo resultado, SIM, ela já teria sido decomposta, uma vez que a madeira no cabo é de madeira e sua cabeça seja possivelmente de metal, ambas já teriam desaparecido pela a acção do tempo.

Bom, com essas perguntas e algumas conclusões, temos algumas hipóteses feitas por cientistas e por pessoas comuns, assim como eu, que divergem muito entre si.

Uma hipótese adotada e que muitos acreditam é que esse objecto nada mais é do que uma fraude e foi colocada ali como o objectivo de chamar a atenção, mas, lembremos de quem supostamente fez essa descoberta era um cientista muito respeitado e que ganhou diversas medalhas pela sua contribuição para a ciência, portanto eu duvido muito que um cientista renomado seria capaz de arriscar sua carreira com uma conduta como essa.

Outra hipótese seria de que as analises estejam erradas, que o teste utilizado não era adequado ou que o objecto poderia ter sido contaminado entre o espaço de tempo em que foi descoberto e quando foi analisado modernamente.

Existe também uma teoria de que seres extraterrestres poderiam ter nos visitado e esquecido ou perdido essa ferramenta, o que responderia a questão de que a ferramenta não teria se decomposto até hoje, por ter sido feita com materiais não existentes aqui na Terra e também o facto de não divulgarem sua composição. Pessoalmente, eu duvido bastante dessa teoria porque vejo um objecto muito primitivo, seres extraterrestres que dominam a tecnologia das grandes viagens interplanetárias não teriam como deixar um objecto tão simples e primitivo.

Uma última teoria é de que poderia ter existido uma forma de vida inteligente, capaz de criar ferramentas assim como nós, em tempos anteriores e foram extintas antes do desenvolvimento da evolução humana.

Como viram, existem muitas perguntas, teorias, mas nenhuma resposta que de facto possa saciar a nossa curiosidade, o que realmente me impressiona é a falta de interesse da ciência para explicar casos como esse. Seria esse mais um caso de encobrimento de informações como os autores do livro “Arqueologia Proibida”?

fonte: Astro Foco

22 comentários:

  1. Você não acha que os materiais da ferramenta estão perfeitos demais para serem tão velhos?
    Abç's

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nós fazemos um objeto tão "perfeito" nada muda que ele poderia ter feito... Se ele tinha os materiais, pq não conseguir fazer?

      Eliminar
    2. Pq não conseguir fazer? Bom, pra começar por falta de conhecimento de metalurgia.

      Eliminar
    3. maquina do tempo, deixaram a ferramenta lá no passado para ser achada no futuro como prova que realmente estiveram ou conseguiram mandar algo para o passado

      Eliminar
    4. maquina do tempo, a ferramenta foi colocada lá para ser achado no futuro como prova que realmente alguém conseguiu estar ou enviar alguma coisa ao passado, foi colocada uma ferramenta rustica para não chamar muito a atenção pois se fosse algo com muita tecnologia chamaria muito a atenção.

      Eliminar
  2. E se esse obejeto não for tão velho assim e se ele passou por uma processo estranho de envelhecimento de carbono , bem tambem queria acreditar em algo deste genero.

    sidney.vieira.owG@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Quem diria que Thor realmente existe.

    ResponderEliminar
  4. Vamos pensar um pouco, Bom Com relação aos Alienígenas sejamos francos, o que aconteceria com Qualquer pessoa que digamos, numa embarcação defeituosa que naufraga, se visse obrigado a se abrigar numa ilha desconhecida do resto do globo sabendo que todos os seus pertences e apetrechos modernos afundaram junto à embarcação? Bem eu não sei vocês ma eu tentaria criar condições para a minha sub-existência da melhor maneira possível (criando ferramentas improvisadas quem sabe uma habitação rústica) principalmente pq não saberia se o resgate viria. Já quanto a questão da falsificação do achado também acho pouco provável e estou com o Luis! mas nada impede de ter ocorrido uma falha no processo de datação, o método de radiocarbono foi criado em 1947 portanto anos após a descoberta original e com o manejo e conservação inadequados (com isso quero dizer livres de contaminação do artefato) 38 anos após fora feito o tal Carbono-14 ou seja muito provavelmente Ocorreu a contaminação do mesmo sendo inviável o uso do método de datação acima mencionado, Outro fator importante mencionado Pelo Luis é que a amostra foi retirada da pedra e não do objeto em si, sabemos que sobe as condições de fossilização qualquer objeto pode ser muito bem conservado com o Passar dos séculos mas o mais importante é que o fato de estar envolto ao arenito não implica necessariamente que o Artefato tem a mesma data do material mineral que o encobre chega a ser ridícula essa afirmação, além de este método ser indicado apenas para artefatos que viverão, material orgânico, e dependendo de onde fora retirada a amostra implica dizer que é provável que sequer a amostra tenha entrado em contado indireto com material orgânico, isso sem falar que na época do exame não existiam os equipamentos modernos que hoje nos rodeiam e facilitam e muito a vida dos cientistas. Logo Chego a Conclusão que o mais provável é que O exame foi impreciso e portanto não confiável Tenho 98% de certeza disso. Baseado na lógica. Hoje existem muitos métodos mais precisos e modernos com novas tecnologias agregadas que são utilizados no processo de datação absoluta inclusive normas de manuseio e coleta de artefatos antigos, que poderiam ser utilizados mas pelo simples fato de sr uma ferramenta e baseado no que conhecemos hoje de nossa existência na terra seria uma perda de tempo analisar esse artefato uma vez que seria este um impar, se fosse verdade na nossa história com tantos exemplos afirmando o contrário, pela lógica e probabilidade é infinitamente provável que este artefato não nos revele nada de diferente que seus antecessores do gênero, no mais possível do ponto de vista biológico e Metafísico na melhor das hipóteses o objeto nos revelaria uma tribo de homens com habilidade e conhecimento da fundição na Idade da pedra como foi sugerido pelo Arqueólogo isso sim seria uma grande descoberta.

    ResponderEliminar
  5. Impressive these facts. Amazing how each day brings new mysteries. Researching, I found many things that I had no idea existed. You can check this site, where several articles are reuinidos. I await your comments.

    http://teorizando-tudo.blogspot.com.br

    Congratulations on publishing!

    ResponderEliminar
  6. Existe tambem uma teoria de viagem no tempo.o que eu particularmente nao acredito.mas seria sensacional nao acham?a ideia e de que alguem voltou la,enterrou o martelo e voltou para o presente.ja imaginaram, voltar alguns anos dar um cacete no color por ex, e dar no pé?

    ResponderEliminar
  7. PODE-SE USAR O TESTE DO FERRO (SE FOR ESSE O MATERIAL DO MARTELO), APROVEITANDO A CONDIÇÃO PARTICULAR DOS ISÓTOPOS DAS CADEIAS INFERIORES DO ELEMENTO, SERIA POSSÍVEL PERFEITAMENTE DATAR A ÉPOCA QUE ESSE FERRO CONTIDO NO OBJETO FORA FUNDIDO PELO CALOR.

    ResponderEliminar
  8. se fosser verdade do periodo devoniano seria uma descoberta incrivel

    ResponderEliminar
  9. Não entendo porque você disse que a teoria de Darwin vai para o espaço ?? O que ela tem a ver com a descoberta desse martelo ? Darwin teorizou que as espécies evoluem de acordo com as suas necessidades, e apenas o mais adaptado sobrevive. Isso não tem nada a ver com ter existido ou não uma criatura inteligente capaz de produzir ferramentas há 400 milhões de anos. As duas coisas podem coexistir. Para produzir uma ferramenta você precisa de um nível de inteligência "X", seja qual for a sua espécie (não precisa ser humano para fazer isso).

    ResponderEliminar
  10. O martelo é feito de camadas variantes entre pedra dura e argila, não ferro.

    ResponderEliminar
  11. Já foi desvendado esse mito e considerado fraude pela comunidade científica!Sir Brewster, um dos fundadores da Associação Britânica para o Avanço da Ciência, foi o relator da descoberta em 1844. Informou que a pedra de Kingoodie era formada de camadas alternadas de pedra dura e argila (o "till" de origem glaciária) e que foi encontrado um "prego" que penetrava o corpo da pedra... E fora acusado de facilitar uma fraude (sugeriram que o prego fora fincado externamente), etc...etc... Tambem, na época do exame não existiam os equipamentos modernos de averiguação de datas(carbono 14 etc) que hoje nos rodeiam e facilitam e muito a vida dos cientistas. Logo Chega-se a Conclusão que o mais provável é que o exame foi impreciso e portanto não confiável! Nem tudo q reluz é ouro...

    ResponderEliminar
  12. Quantas teorias...cada uma menos ou tão provável quanto a outra....a minha é aquela adotada por poucos de que o “martelo” foi colocado ali pelo próprio Brewster .....por sei lá talvez achar que precisava de mais alguma coisa pra ser lembrando !!!
    Ou tenha sido perdida já que a tecnologia de fusão de ferro aconteceu por volta de 1200 anos atrás e não preciso citar aqui que muito antes disso já existia ferramentas rsrsrsrs, com base nisso ela poderia ter sido perdida entre os anos de 800 e alguma coisa até sei lá quanto tempo leva para se formar uma placa de arenito em volta de um martelo, não sei onde foi encontrada e nem faço ideia de que se existia gente andado por ali , entre 1200 anos atrás até a data necessária para a formação da placa, com um martelo em mãos, não podemos descartar a velha e boa teoria da conspiração rsssrsr, isso poderia ser aquela velha historia do pão e circo, entreter pessoas que não são entretidas com novelas da globo e precisão de alguma coisa interessante para perder o seu tempo questionando as pessoas erradas ao em vez de questionar as pessoas certas!

    ResponderEliminar
  13. Na verdade milhões de anos de movimentação de placas tectônicas teriam deformado totalmente o metal, ele ficaria irreconhecível. E me parece haver um cabo de madeira ali, coisa que nem existia neste período e não se fossilizaria. Simplesmente erro de datação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E você estava lá a 400 milhões de anos pra saber o que existia e o que não existia na Terra à época né?!
      Inteligente que só esse povo que acredita em tudo que a ciência diz ser verdade.

      Eliminar
  14. "Existe também uma teoria de que seres extraterrestres poderiam ter nos visitado e esquecido ou perdido essa ferramenta, o que responderia a questão de que a ferramenta não teria se decomposto até hoje, por ter sido feita com materiais não existentes aqui na Terra e também o facto de não divulgarem sua composição. Pessoalmente, eu duvido bastante dessa teoria porque vejo um objecto muito primitivo, seres extraterrestres que dominam a tecnologia das grandes viagens interplanetárias não teriam como deixar um objecto tão simples e primitivo."

    Poderia ter sido proposital deixar uma tecnologia simples e rudimentar, ao invés de um equipamento de comunicação, por exemplo. Qual a utilidade de se deixar algum tipo de telefone pra que prováveis seres racionais "primitivos" o encontrassem!? Que uso fariam dele? Um martelo chamaria a atenção e despertaria a curiosidade destes novos humanoides.

    Talvez outros objetos do tipo tenham sido encontrados pelos humanos à partir de 2,5 milhões de anos atrás, ou até antes, por nossos ancestrais.

    Espero ter ajudado.


    >> Julio Alan

    ResponderEliminar
  15. Ou pode ser que os Criacionistas estejam corretos ao afirmarem que os Antidiluvianos eram uma civilização avançada...tendo este martelo, de composição diferente, sido soterrado e mantido sob pressão e calor até fossilizar. Aliás, me parece que mesmo dinossauros estão cada vez mais jovens. https://www.youtube.com/watch?v=B7vkbPOPNxQ

    ResponderEliminar
  16. Viagem no tempo!
    Os viajantes ficaram presos ou alguma coisa assim
    e construíram essa ferramente tosca.

    Alienígenas:
    que tiveram sua nave avariado e construiram essa ferramenta tosca!

    Atlantes, Filhos de NOD, A primeira raça ou alguma coisa da teoria da terra oca!

    ResponderEliminar
  17. Analise do Batelle Memorial Laboratory em Columbus, Olhio, EUA, mostra um resultado intrigante. A cabeça do martelo é feita de mais de 96% de ferro, 0,74% de enxofre e 2,6%de cloro, é muito mais puro do que qualquer coisa que a natureza poderia ter conseguido sem uma assistência de tecnologia moderna e não enferruja. Sabe-se que nas condições atmosféricas de hoje não é possível combinar ferro com cloro

    eu tenho uma TEORIA... "história do Gênesis de Tubal Caim, que forjou metais antes do dilúvio"

    ResponderEliminar